O Sindicato

 

O início de tudo

1949 – quando nossa região denominada na época por Vila de Barroso, pertencente á Cidade de Dores de Campos estado de Minas Gerais, os Trabalhadores já tinham a preocupação em criar um Sistema para defender de forma organizado os interesses dos trabalhadores.

1952 – após a publicação no Diário Oficial, reconhecendo a legitimidade da representação da entidade, foi formado o Sindicato, que teve, em seguida, a solicitação do nome de Associação para Sindicato.

1956 – a Associação recebe o certificado de registro da Federação Mineira dos Trabalhadores o novo nome Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Olaria, Cimento, Cal e Gesso de Barroso.

1958 – na cidade do Rio de Janeiro de associação, resolvem aprovar, sob denominação de SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, DE OLARIA E DO CIMENTO, CAL E GÊSSO, DE BARROSO, das categorias profissionais já especificadas em sua denominação, pertencentes ao 3º grupo do plano da confederação nacional dos trabalhadores das indústrias com base territorial no município de barroso no estado de minas gerais de acordo com a CLT, e assim dava o inicio a historia do sindicato que começou com o Sr Franklin ferreira veio o Sr Geraldo Tarugo e continuou com Sr Agostinho Jose dos santos que comprou a sede definitivamente, veio o Sr Geraldo Ferreira Filho e depois da greve da cimenteira assumiu o Sr Rene Jose da silva, e depois de seu falecimento assume o Sr João Luiz aparecido da silva ate os dias atuais.

1988 – o Sindicato passou a ter o nome de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Barroso, nome que mantém até a data atual com a sigla SITICOMBARROSO. Isto é muito importante, pois nossos diretores estão em contato direto com os trabalhadores dia-a-dia nos portões de fábricas e obras da nossa cidade, o que permite que eles saibam quais são as principais situações vividas pela categoria da construção.

HISTORIA

O Sinticom agora tem um novo nome: SITICOMBARROSO. Mas não é só o nome que mudou. A partir de agora, uma nova entidade sindical está sendo formada, muito mais forte, mais atuante, com uma base territorial e com uma representatividade maior.

Com sua luta em prol dos direitos dos trabalhadores, conquistou o respeito não só dos empregados por ele representados, como também por toda a comunidade da região e até pelas empresas de produtos de construção localizadas em Barroso.

Hoje, o Siticombarroso já é, sem dúvida, um dos sindicatos mais fortes e sólidos da região. Mas até chegar a este ponto a luta foi dura.

Então foi criado a Organização da União Operária de Profissões Mixtas da Vila de Barroso com endereço situado na Rua da Caixa D’água sem numero, Cidade de Dores de Campos.

A primeira sede do Sinticom funcionava numa pequena casa mais conhecida como loja da Sultana no centro de Barroso Com o crescimento da entidade e apoio de todos os companheiros, que acreditaram e confiaram no sindicato.

1960 – o Sr Milton Meireles aluga o edifício para o Siticom iniciar seus trabalhos em lugar para atender melhor os trabalhadores.

1980 – na gestão do Sr Agostinho conhecido pelo pseudonimo de (ferro velho) faz a aquisição da sede que estava alugada deste então passou a pertencer ao Siticom.

1982 – deu inicio a sua primeira reforma feita com muita dificuldade com ajuda dos trabalhadores da categoria, no entanto na época a Prefeitura Municipal de Barroso doa a Mao de obra para reforma da sede.

1983 – o Sinticom inaugura sua sede própria, localizada na Rua Tiradentes, 78, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, onde permanece até os dias de hoje.

O prédio tem dois andares, instalações amplas, um auditório com capacidade para 100 pessoas que atende não só aos trabalhadores como também a eventos diversos promovidos pela comunidade.

O sindicato é totalmente informatizado e conta ainda com departamentos jurídico e jornalístico.

No decorrer dos anos, através de difíceis e muitas vezes exaltadas negociação com representantes das empresas conseguiu muitos benefícios para os trabalhadores da categoria.

Houve momentos complicados, negociações arrastadas e muitas vitórias e derrotas, mas o sindicato sempre esteve e sempre estará ao lado do empregado. Tivemos situações delicadas como à greve do cimento em 1989 devido o arrocho salarial, houve demissões coletivas em massa.

Mas mostramos que, juntos, sindicato e trabalhadores, podemos sempre obter conquistas importantes junto às empresas.

O Siticombarroso é filiado à Feticom-MG e a NCST.

 

RELAÇÃO DOS DIRETORES DO SINDICATO PARA O MANDATO

20/08/2012  A 19/08/2017.

JOÃO LUIZ APARECIDO DA SILVA – PRESIDENTE

AGOSTINHO DA SILVA – VICE-PRESIDENTE

CARLOS ALBERTO COELHO – 1º SECRETÁRIO

ANTÔNIO CARLOS DO NASCIMENTO – 2º SECRETÁRIO

PAULO ALEXANDRE DE MELO – 1º TESOUREIRO

ANILSON ALBERTO MOREIRA – 2º TESOUREIRO

DIONIS MIGUEL RHEMAN MENDONÇA – DIRETOR SOCIAL

CLEYTON DE SOUZA LOPES – SUPLENTE DE DIRETORIA

MÁRCIO AMARO DA SILVA – SUPLENTE DE DIRETORIA

ANDERSON SANCHES TEIXEIRA – SUPLENTE DE DIRETORIA

MANOEL FELÍCIO DA SILVA – SUPLENTE DE DIRETORIA

JOSÉ ANTÔNIO DE PAIVA – SUPLENTE DE DIRETORIA

JOSÉ FERREIRA MACHADO NETO – SUPLENTE DE DIRETORIA

GERALDO TRINDADE DA SILVA – SUPLENTE DE DIRETORIA

ALBERTO CLARET DE MATTOS – CONSELHO FISCAL EFETIVO

RONALDO SEVERIANO – CONSELHO FISCAL EFETIVO

ALEXANDRE AUGUSTO DA SILVA – CONSELHO FISCAL EFETIVO

ROGÉRIO BATISTA DO NASCIMENTO – CONSELHO FISCAL SUPLENTE

JOÃO APARECIDO CAMPOS – CONSELHO FISCAL SUPLENTE

GILSON RODRIGUES – CONSELHO FISCAL SUPLENTE

JOÃO LUIZ APARECIDO DA SILVA – DELEGADO REPRESENTANTE EFETIVOS

AGOSTINHO DA SILVA – DELEGADO REPRESENTANTE EFETIVO